O último domingo (1) foi mais um dia de ações da Aliança Feminismo Popular nos territórios em que vem construindo relação com as mulheres articuladas pela Marcha Mundial das Mulheres (RS), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (RS) e Amigos da Terra Brasil.
Um dia de mão na terra e ciranda com as crianças no Morro da Cruz, zona leste de Porto Alegre. Entre uma partida de futebol e uma brincadeira de pega-pega, as crianças atentas descobriram um novo universo das plantas, como chás e plantas que irão integrar a horta comunitária. Agora com o plantio liderado principalmente pelas mulheres e crianças da comunidade, as bananeiras e as juçaras já podem estender suas raízes e ajudar na filtragem do esgoto que contamina a terra no local, vale destacar que protocolos já foram encaminhados para do DMAE (Departamento de Água e Esgoto de Porto Alegre), mas a solicitação aguarda a morosidade do sistema precarizado pelo Estado que deu uma previsão de 60 dias para solucionar o problema.
No final do dia, a energia colocada no mutirão alcançou outro espaço: o condomínio Nosso Sr. do Bonfim, na Zona Norte de Porto Alegre. As mulheres da comunidade somaram na oficina de sal temperado e dedicaram seu tempo para descobrir novas formas de manter e temperar seus alimentos sem utilizar temperos ultraprocessados. A oficina também propiciou o encontro com uma maior diversidade de alimentos.
O condomínio é constituído por moradores deslocados da Vila Nazaré, espaço disputado pela empresa transnacional alemã Fraport que administra o aeroporto Salgado Filho, e pela prefeitura de Porto Alegre para ampliação da pista do aeroporto e que vem gerando uma série de violações de direitos da população de mais de 1300 famílias.
Um sopão aqueceu o domingo e preencheu todas as pessoas que estavam com a mão na massa no Morro da Cruz e no Nosso Sr. do Bonfim, selando o encerramento do dia de ações.
Com a força da ação coletiva construindo solidariedade, plantando e cozinhando alimentos saudáveis para o prato do povo trabalhador, a aliança feminismo popular planta e colhe frutos com muitas mãos de quem sonha desperta!
Muito orgulho de me movimentar junto com essas mulheres!