top of page
Buscar
  • aliancafeminismopo

Hortas e Cozinhas Comunitárias: Lugares de Encontro

Atividade territorial no Morro da Cruz do Fórum Social Mundial

Foto: Aliança Feminismo Popular


Iniciativas de solidariedade foram impulsionadas no auge da pandemia, com o protagonismo das mulheres para as mulheres, e é isso que torna esses espaços tão potentes. Ocupamos espaços públicos e mobilizamos a sociedade em prol do bem comum. Lutamos por uma vida mais digna, a lutamos pelo direito à cidade e uma nova concepção de ocupação dos espaços. As Hortas e Cozinhas comunitárias cumpriram um papel importante nesse período, sendo coordenadas, em sua maioria, por mulheres.


Foto: Aliança Feminismo Popular


Durante o Fórum Social Mundial de 2023, no dia 24 de janeiro, ocorreu no Morro da Cruz em Porto Alegre/RS uma atividade organizada pela Cozinha Comunitária da Associação de Mulheres Maria da Glória e pela Horta Comunitária Morro da Cruz, com apoio do Galpão Cultural do Morro da Cruz.


Hortas comunitárias cumprem uma função social e nos fazem repensar a cidade!


Foto: Aliança Feminismo Popular


A atividade teve inicio na Escola Municipal Morro da Cruz às 9h, com uma roda de conversa acerca do contexto em que foram constituídas a cozinha e a horta. Após houve visita na Horta Comunitária do Morro da Cruz e na horta da Cozinha Comunitária da Associação de Mulheres, o encerramento se deu com um grande almoço na própria Associação.


Não é só uma horta, não é só uma cozinha, são espaços de encontro, de articulação e mobilização política, são espaços de luta, de acolhimento, de resistência e pertencimento, espaços de convivência e integração social que transcende a garantia da soberania alimentar que nos faz ter um um novo olhar sobre as relações sociais, as relações de troca, de consciência e da coletividade.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page