No dia 25 de Setembro de 2021 (sábado), as mulheres da Aliança Feminismo Popular em parceria com o Sabão da Terra, um empreendimento solidário e ecológico de produção de sabão com óleo de cozinha reciclado e plantas medicinais, reuniram-se para uma oficina de sabão ecológico na horta comunitária do Morro da Cruz, zona leste de Porto Alegre.
A produção de sabão artesanal a partir da reciclagem de óleo de cozinha, oportuniza geração de renda, autonomia financeira, fabricação de produtos para higienização e combate a transmissão de vírus. O óleo de cozinha está entre os principais poluidores do mundo, desta forma evitamos a degradação ambiental e problemas no sistema de tratamento de água e esgotos.
“Com o sabão, além da gente ajudar a nossa economia, a gente ajuda a gente. A água que bebemos não fica mais contaminada por óleo, o óleo passa a virar ingrediente do sabão”. ( Cristina Rosa)
Para construirmos autonomia, precisamos construir redes de solidariedade, pois ninguém vai a nenhum lugar sozinha. A gente consegue a partir dos espaços, amigos/as, universidade, articular uma forma de produção, consumo e distribuição de renda centrada na valorização das pessoas e não do capital.
Link da publicação nas redes sociais do @amigosdaterrabr: https://www.instagram.com/p/CUqVR35JDTK/?utm_medium=copy_link
Imagens: Isabelle Rieger/Amigos da Terra Brasil
Comments