top of page
Buscar
  • aliancafeminismopo

Notícia: 1º mutirão da horta comunitária no condomínio Irmãos Maristas, zona norte de Poa (RS)

Atualizado: 6 de jan. de 2022

A Aliança Feminismo Popular, articulação composta por militantes da Marcha Mundial de Mulheres (MMM), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e Amigos da Terra Brasil, em diálogo com a comunidade deu início ao projeto da horta comunitária em um terreno até então ocioso no espaço do condomínio Irmãos Maristas, localizado na zona norte de Porto Alegre (RS). Mulheres, homens e crianças somaram na pintura de placas que identificam a horta e dialogam com quem vai ao espaço com mensagens como: "jogue sementes e colha saúde". Na limpeza do espaço, foi realizada a poda do capim que irá servir de cobertura para proteção do solo da horta.


Assim como o condomínio Sr. do Bonfim (localizado na Zona Norte da capital gaúcha), as e os moradores do condomínio Irmãos Maristas foram deslocados da Vila Nazaré em um processo tortuoso com uma série de violações de direitos das mais de 1300 famílias que residiam no local. A vila Nazaré existe há mais de 60 anos, mas viu seu espaço ser palco de disputa pelo Estado e pela empresa transnacional alemã Fraport que administra o aeroporto Salgado Filho para ampliação da pista do aeroporto.


A tarde de mutirão foi o primeiro passo para construção de uma outra lógica de relação com os alimentos, com proximidade e autonomia, objetivando a comida de verdade. O projeto da horta comunitária se relaciona com a Cozinha Solidária existente no local, projeto construído pela comunidade em conjunto com o MTST.


O projeto de construção de hortas urbanas e peri-urbanas são uma forma de ampliar a educação popular e permanência dos saberes populares sobre ervas e alimentos variados, além do fortalecimento e reconhecimento da comunidade local, especialmente entre as mulheres, na transformação da realidade de insegurança alimentar que atinge 116,8 milhões de pessoas no Brasil.


Em mais uma tarde de mutirão, o grupo que além de preparar a terra para receber o plantio, colocou a mão na massa e encerrou o dia com pizzas feitas pela equipe da Cozinha Solidária.


Fotos: Isabelle Rieger


46 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page